Uma Rede para Iemanjá
O Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói, com realização da ATACEN (Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói), da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói dá continuidade à sua 7ª temporada no Solar do Jambeiro na quinta-feira, dia 26 de setembro de 2019. Será apresentado o texto “Uma Rede para Iemanjá”. Confiram abaixo os detalhes:
>>Espetáculo acessível – Disponível intérprete de Libras!
Este ano, ao longo de todos os eventos da Atacen, será disponibilizado intérprete de Libras, dialogando com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) – “Lei 13.146 de 2015 – Art. 42. A pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso:
I – a bens culturais em formato acessível;
II – a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível;”
SINOPSE
Uma rede para Iemanjá se passa no Rio de Janeiro nos anos 50. Aí se mesclam mulheres brancas com trabalhadores da construção civil, negros e nordestinos, por sua vez mestiços de índio; um negro tem o apelido de Manuel Seringueiro; uma mulher branca leva o nome de Jacira, mas se diz filha de Iemanjá e a única coisa que almeja é ter o seu filho numa rede, porque assim quer a sua deusa. Tudo gira em torno desse parto na rua, em uma rede, deixada aí pelo marido de Jacira, que a abandona, mas não sem antes atender esse seu desejo: uma rede para parir. No parto ela é ajudada por um velho, cujo filho, Juca, morreu afogado. Ela o encontrara na praia rezando para Iemanjá trazer seu filho de volta. O menino que nasce na rede é visto assim como uma espécie de reencarnação de Juca. Como isso se passa pouco antes do 31 de dezembro, dia em que se homenageia Iemanjá, a peça pode ser lida como uma versão afro-brasileira de um auto de natal.
FICHA TÉCNICA
– Autor: Antônio Callado
– Direção e Adaptação: Flavio Trolly
– Elenco: Anderson Calábria, Camila Ferolla, Fraya Hippertt, Luiza Vieira, Sergio di Paula e Victor Salzeda
– Participação Especial: Coro Cênico Canta Mais
– Intérprete de libras: Stephannie Carvalho
SERVIÇO
– Data: Quinta-feira, 31 d eoutubro de 2019.
– Horário: 20h – Senhas distribuídas a partir das 19:30h
– Entrada Franca (Sujeito à lotação do teatro) – 60 lugares
– Classificação Indicativa: Livre.
APOIO CULTURAL
– Prefeitura Municipal de Niterói
– Fundação de Arte de Niterói
– Solar do Jambeiro
– Scuola di Cultura – https://www.facebook.com/scuoladicultura/
– Teatro Niterói – www.teatroniteroi.com.br
APOIE VOCÊ TAMBÉM OS EVENTOS DA ATACEN, FALE CONOSCO PELO EMAIL contato@atacen.com