out 10, 2019

|

by: atacen

|

Categories: Informações

Programação 11ª Mostra de Teatro Infantil

ATACEN apresenta espetáculos teatrais infantis com entrada franca

A 11ª Mostra de Teatro Infantil, organizada pela Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói, realiza a apresentação de 10 espetáculos teatrais de grupos e companhias da cidade de Niterói e Estado do Rio de Janeiro. As apresentações estão voltadas ao público infantil e todas terão entrada franca, possibilitando o acesso democrático à programação por toda a população de Niterói e região. O evento busca destacar novos talentos, incentivar as mais diversas manifestações culturais, promover atividades de formação de platéia e acessibilidade. Os espetáculos acontecem No Teatro Popular Oscar Niemeyer dias 12 e 13 de outubro, no Teatro da UFF nos dias 19 e 20 de outubro e no Teatro GayLussac nos dias 26 e 27 de outubro, sempre às 16 horas. Nesta edição o evento também acontecerá em espaços públicos abertos, Horto do Fonseca, Parque Palmir Silva – Barreto, na General Rondon no Morro de São Lourenço e Praça João Saldanha – Santa Bárbara, nos dias 12, 13, 20 e 27 de outubro, sempre às 11 horas.

A ATACEN destaca a importância de se investir no artista local e no intercâmbio entre companhias do Estado do Rio de Janeiro, ampliar a percepção do público para a necessidade de um acesso democrático aos bens culturais, sejam aos espaços ou espetáculos de qualidade. Nesta edição o olhar cuidadoso para o universo da acessibilidade é ponto principal e será realizado um minucioso trabalho de levantamento das dificuldades estruturais dos espaços participantes com a finalidade de propor melhorias na área, além de oferecer o formato acessível disponibilizando intérprete de Libras em todos os espetáculos. Realizar a 11ª Mostra de Teatro Infantil significa a manutenção das tradições culturais da cidade que giram em torno das atividades teatrais, pioneiras na terra de Araribóia.

 

Programação:

– A ATACEN estará recebendo doações de Roupas, Brinquedos e Alimentos (não perecíveis).

– Toda a nossa programação contará com a acessibilidade de Interprete de Libras.

 

Eu, Pequeno Príncipe, Meu

O Pequeno Príncipe, famoso personagem do autor Antoine de Saint-Exupéry, está desaparecido há muitos anos, até que um dia ele é reencontrado e volta a fazer as suas viagens pelos planetas em busca de sua rosa e de reviver a amizade com o aviador. Um clássico mundial revisitado com uma dramaturgia inédita, mas que mantém viva a poética desse grande menino. Um espetáculo para toda a família!

GRUPO/COMPANHIA: Oficina Social de Teatro.

DIREÇÃO: Erika Ferreira.

ELENCO: Paulo Romito, Cynthia Lima, Ana Clara Pessôa, Vinicíus Figueiredo, Caleb Matheus, Juliene Pontes, Luciano Barbosa, Marcus Santos, Manu Mayrink e Carolina Malaquia.

SERVIÇO:

DATA: 12 de Outubro de 2019 – 11 horas.

LOCAL: Horto Botânico do Fonseca.

ENTRADA FRANCA !

Tarzan

Inspirado na obra original de Edgar Rice Burroughs, a adaptação musical traz a cena uma aventura com muita ação!

Um bebê perde os pais na selva. Órfão e sozinho, ele é encontrado por uma gorila que o cria como se fosse seu próprio filho. Tarzan cresce pensando ser um gorila, agindo e vivendo como tal. Quando uma equipe de pesquisadores chega à floresta, o rapaz percebe que é igual a eles. Tarzan encontra a bela Jane correndo perigo e a salva, apaixonando-se por ela. O contato com a civilização o faz descobrir que é um ser humano.

Um espetáculo direcionado para a família onde pretendemos ressaltar os valores da mesma; a aceitação dos diferentes e a preservação da natureza. Falar para a criança da harmonia entre os diferentes, o respeito pelas raças e pelos conceitos.

“TARZAN” traz a aventura carregada de emoção e ensinamentos. Um espetáculo vibrante cheio de simbolismos.

GRUPO/COMPANHIA: Oficina de Repertório de Teatro Musical.

DIREÇÃO: Marcello Caridade.

ELENCO: Anderson Calábria, Carol Mesquita, Erick Antoniazzi, Giovanna Sassi, Lucas Martins, Marcel Mendes, Marina Boldrini, Mateus Chermont, Nayan Paiva, Ruan Guimarães, Thiago de França.

SERVIÇO:

DATA: 12 de outubro de 2019 – 16 horas.

LOCAL: Teatro Popular Oscar Niemeyer.

ENTRADA FRANCA !

Em Contos Em Encontros das Águas

Quatro contadores narram quatro Lendas, onde eles tiram de dentro das suas malas os adereços, objetos e símbolos que os ajudam a contar essas parábolas narradas e resignificadas ao longo da história. De forma lúdica e dinâmica os contadores apresentam estas historias místicas sobre as águas e a relação do homem com a natureza, de forma poética e divertida os atores passeiam pelo amor, a coragem, a ambição, e o egoísmo. Usando das águas como um símbolo para suas próprias vidas. Até onde o homem será capaz de prejudicar nossas águas?

GRUPO/COMPANHIA: Agromelados Cia Teatral.

DIREÇÃO: Erika Ferreira.

ELENCO: Cris Ribeiro, Ian Oliveiras, Luciano Barbosa e Sylvio Moura.

SERVIÇO:

DATA: 13 de outubro de 2019 – 11 horas.

LOCAL: Praça João Saldanha – Santa Bárbara.

ENTRADA FRANCA !

Dona Sorte

Dona Sorte conta a história de uma princesa que, perdendo seu reino, sua fortuna e até sua família, é obrigada a sair pelo mundo em busca de sua sorte. Depois de uma longa e difícil jornada, quando, finalmente, a encontra, aprende a cuidar dela, com zelo e dedicação e, a partir daí, passa a ter a sorte a seu favor. É uma história emocionante, ágil e divertida, recheada de imagens arquetípicas e significativas para pessoas de todas as idades.

GRUPO/COMPANHIA: Companhia Arteira.

DIREÇÃO: Maria Clara Wermellinger.

ELENCO: Cássio Campos, Gabriela Ribas, Gero Band, Jerônimo Nunes, Leonardo Miranda, Maria José Silva, Silvia Araújo.

SERVIÇO:

DATA: 13 de outubro de 2019 – 16 horas.

LOCAL: Teatro Popular Oscar Niemeyer.

ENTRADA FRANCA !

Memórias de Um Pequeno Grande Príncipe

A Artecorpo Teatro e Cia traz à cena uma livre adaptação do livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine Saint Exupèry. Nesta releitura os atores pesquisaram as técnicas do teatro de animação para dar vida ao protagonista, um boneco articulado com 75 cm de altura. Ele surge a partir do instante em que um avião cai no deserto. O aviador é um homem sisudo, estressado, e era preciso um choque para organizar seus pensamentos. Com isso, sua memória traz à tona os personagens simbólicos de sua vida: a Rosa, simbolizando o amor e suas dificuldades de compreensão; a Serpente, a superioridade de um ser divino; a Raposa, a amizade, o cuidado, o carinho, que surge através de gestos, e não de palavras; o Guarda Chaves, o caos da população; e o próprio Pequeno Príncipe, o menino que havia dentro do aviador e que estava adormecido. Essa proposta torna a história uma análise psicológica da vida do aviador, passando por momentos amorosos, divinos, de compreensão de quem ele é, e para onde vai.

Além destes personagens o Pequeno Príncipe viaja “pelo universo” na intenção de encontrar seu lugar. Esbarra no caminho com diversas criaturas que não lhe agradam. Estes personagens serão retratados através de três técnicas teatrais que se unificam para provocar surpresa, estranhamento e reflexão: a animação das malas, a sombra e as máscaras.

GRUPO/COMPANHIA: Artecorpo Teatro e Cia.

DIREÇÃO: Rachel Palmeirim.

ELENCO: Alexandre Vollu, Cida Palmeirim, Eliana Lugatti e Rachel Palmeirim.

SERVIÇO:

DATA: 19 de outubro de 2019 – 16 horas.

LOCAL: Teatro da UFF.

ENTRADA FRANCA !

Ciranda de Histórias

CIRANDA DE HISTÓRIAS é o nome do programa de rádio em que Músicas são intermeadas por histórias do universo infantil. Nesse programa há a participação de uma ouvinte muito especial, D. Nena, que conta algumas de suas memórias da infância e também há espaço para outros personagens contarem suas próprias histórias, além de anúncios amorosos trocados entre animaizinhos apaixonados, para que, no fim, todos sejam felizes para sempre. “Ciranda de Histórias” é um espetáculo voltado para toda a família.

GRUPO/COMPANHIA: Pita Produções.

DIREÇÃO: André Ferraz.

ELENCO: Beatriz Bessa, Débora Diniz e Vanessa Lobo.

SERVIÇO:

DATA: 20 de outubro de 2019 – 11 horas.

LOCAL: Morro de São Lourenço – Praça General Rondon.

ENTRADA FRANCA !

Era Uma Vez Um Tirano

O clássico da literatura infanto-juvenil brasileira narra a história de um lugar feliz e colorido,não se sabe se aqui pertinho ou muito longe, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos por parte do Tirano, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza.

Com adaptação de Vinicius Baião, a Cia. Cerne apresenta a primeira montagem de “Era Uma Vez um Tirano” no Brasil e pretende, além de homenagear sua autora, fomentar a discussão sobre as possibilidades de um fazer teatral direcionado a crianças e adolescentes que toque, de maneira lúdica, em questões sócio-políticas.

GRUPO/COMPANHIA: Cia Cerne.

DIREÇÃO: Vinicius Baião.

ELENCO: Cesário Candhí, Gabriela Estolano, Higor Nery, Juliana França, Leandro Fazolla e Mariana Amaral.

SERVIÇO:

DATA: 20 de outubro de 2019 – 16 horas.

LOCAL: Teatro da UFF.

ENTRADA FRANCA !

Entre Nuvens e Ladrilhos

Uma estrada de ladrilhos, um céu cheio de mistérios e uma menina que vive despregando a cabeça do pescoço – inflada pela curiosidade, vira balão para voar entre os tesouros escondidos nas nuvens. Naquela branquidão ela pode ser princesa, samurai, curandeira e cientista, tudo ao mesmo tempo. Só que logo o tempo passa, e a menina precisa continuar seu caminho. Entre o voo pelas nuvens e o CLIF CLOF TOCLOF dos ladrilhos, está o convite para abraçar a leveza e se encantar com os desvios. Mesmo sem tirar os pés do chão.

GRUPO/COMPANHIA: Coletivo Paraíso Cênico.

DIREÇÃO: Sabrina Paraíso.

ELENCO: Camila Swan, Márcia Paraíso, Priscilla Paraíso e Sabrina Paraíso.

SERVIÇO:

DATA: 26 de outubro de 2019 – 16 horas.

LOCAL: Teatro GayLussac.

ENTRADA FRANCA !

Acidental História do Forasteiro Voador

Acidental História do Forasteiro Voador consiste em uma apresentação que mistura a arte do palhaço com contação de histórias. A brincadeira começa com a contação da história que ganhará forma com a manipulação de objetos e imagens criadas. O roteiro da proposta Acidental História do Forasteiro Voador é a história do mosquito McCay. Quando bebê mosquito, por acidente, McCay caiu no palco do Teatro Municipal de Niterói, enquanto acontecia o musical do Jurassic Park, justamente na cena do mosquito fossilizado, do qual os cientistas retiram o DNA dos dinossauros para recriá-los. McCay cresce e tornar-se um mosquito adulto, sem nunca ter saído do teatro: o único mundo que conhece. Um dia, ele ouve uma linda música na sala do segundo andar do Teatro Municipal, lá encontra a violoncelista Divina Esperança, de Divinópolis, Minas Gerais; subitamente apaixona-se por ela. O desbaratado amor é cheio de peripécias. Depois de um grande mal entendido, McCay fica foragido em um circo de pulgas, disfarçado, torna-se El Forasteiro Voador. A performance do Grande Circo Místico de Pulgas Acrobatas é o desfecho da apresentação.

GRUPO/COMPANHIA: Thatiana Verthein.

DIREÇÃO: Thatiana Verthein.

ELENCO: Raphael Gleich e Thatiana Verthein.

SERVIÇO:

DATA: 27 de outubro de 2019 – 11 horas.

LOCAL: Parque Palmir Silva – Horto do Barreto.

ENTRADA FRANCA !

Universo Redondo – Os Circos de Benjamim

Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e nunca mais saiu. Quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado, levou consigo um novo integrante e os seus sonhos. Universo Redondo – os circos de Benjamim mostra como o circo começou, sua chegada ao país e a história de Benjamim de Oliveira, o criador do circo-teatro e o primeiro palhaço negro do Brasil.

GRUPO/COMPANHIA: Cia do Solo.

DIREÇÃO: Cia. do Solo

ELENCO: Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva

SERVIÇO:

DATA: 27 de outubro de 2019 – 16 horas.

LOCAL: Teatro GayLussac.

ENTRADA FRANCA !